A área
onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes,
quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas, pequeno
exército enviado pelo governo de Laguna para montar guarda em pontos
estratégicos do Rio Grande e impedir o avanço de castelhanos e índios.
Em 1933
parte da população de Laguna veio para os campos de Viamão e o militar
Francisco Pinto Bandeira instalou-se na aparagem Guaixim-sapucaia, dos campos
de Viamão. Ele recebeu da Coroa portuguesa uma área com três léguas de
comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No
local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância
Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho, Rafael
Pinto Bandeira. Com o falecimento destes, sua viúva, Josefa Eulália de Azevedo,
a Brigadeira, divide a área entre os filhos.
Em 1871
a construção da estrada de ferro
que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da
ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas
foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta
estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.
Os homens
da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa
para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas
foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou
conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do
povoado e, posteriormente, do município.
O major
Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião,
aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras
de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local
passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas
foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas
Em 1908,
Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órgão (santo que dá nome à igreja)
São Luiz Gonzaga. No mesmo ano vieram os irmãos Lassalistas
e criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no
centro da cidade. Em 1937, a instalação
do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V
Comar ), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi
liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha,
interventor federal no Estado, as razões da emancipação.
Em 27 de
junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de
janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura
foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes.
O
crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945,
depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias,
instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap,
impulsionando o desenvolvimento da cidade. A partir dos anos 1970, a economia e a população cresceram
muito rapidamente. Pouco tempo depois a cidade já era grande, e hoje é a
segunda maior economia do estado.
No dia 20
de março de 1992, a cidade perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se
tornou o município de Nova Santa
Rita.
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