terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Queda de vendas pelo Brasil: Litoral norte de SP
Após forte alta, mercado imobiliário no litoral norte de SP desaquece
O mercado de imóveis de veraneio no litoral norte de São Paulo”desaqueceu”, “desacelerou”, “está mais fraco”, “estabilizou”.
Os adjetivos usados para caracterizar as vendas e os preços na região variam conforme a imobiliária e a cidade, mas em geral indicam que a maré para negociar casas, terrenos ou apartamentos já esteve mais alta.
Litoral norte de São Paulo tem praia com guarita
Isso não quer dizer que os preços estão baixos nessas cidades conhecidas por abrigar praias com “casas pé na areia” (sem avenidas ou ruas as separando do mar). As imobiliárias apontam forte alta no valor dos imóveis na costa paulista nos últimos anos, assim como aconteceu na cidade de São Paulo.
O que acontece é que, dependendo da praia, não há margem para os preços continuarem crescendo. Nos casos em que os imóveis apresentam queda nas vendas, o poder de barganha do consumidor aumenta, sobretudo em imobiliárias menores, menos resistentes à desaceleração.
O corretor Nelson Yoshimoto, que atua em Caraguatatuba, diz que precisa dar descontos porque o mercado está parado, e os preços, muito altos: “Para mim, não está nada bom”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário